segunda-feira, 30 de abril de 2012

Metamodelo de Linguagem

Metamodelo usado na PNL ou Programação neuro linguística, nos mostra quando alguém diz algo que pode levar a uma compreensão errónea do que a outra pessoa quer dizer, assim tenta tirar os ruídos entre a comunicação.
Interessante que no livro eles escrevem que era muito útil no hospício.
Vou deixar uma imagem mental dos tópicos gerais e se quiser mais detalhes veja o site.
http://www.eps.ufsc.br/disserta99/berger/cap5a.html


Para aumentar clica na imagem.


Omissões Simples:
Uma omissão simples ocorre quando algo importante é omitido de uma frase.
- Vá e faça isso.
- Quando vir isso, pegue.
- Aquilo é importante.
- Me sinto mal.
- Não sei nada daquilo.
- Estive fora.
- Não posso.
Recupere as informações omitidas fazendo perguntas como:
- O quê exatamente ...

Índice Referencial não especificado:
Aconteceu alguma, mas não fica claro quem realizou a ação e quem foi afetado.
- Erros foram cometidos.
- Venderam a casa.
- Fizeram uma lambança !
- Eles me irritam.
- Não querem concordar.
- Crianças são teimosas.
- As pessoas não entendem...
Recupere as informações omitidas fazendo perguntas como:
- Quem faz o quê?
- Exatamente o quê foi feito e por quem ?

Verbo não especificado:
Alguma coisa foi feita, mas não está claro como foi feita.
- O Cardoso falhou.
- Eles alegraram o grupo.
- Meu vizinho me assusta.
- Meu chefe me frustrou.
- Fui encorajado a fazer o exame.
- Meu pai me sustenta
Recupere as informações omitidas fazendo perguntas como:
- O quê exatamente... ?
- Como especificamente... ?

Comparações:
Está sendo feita uma comparação, mas o padrão utilizado não está claro.
- Eu fiz isso muito bem.
- É melhor sair de fininho.
- O verão é muito melhor.
- Sinto-me melhor aqui.
- A reunião foi mal organizada.
- Este carro é melhor.
Descubra o padrão de comparação fazendo perguntas como:
- Comparado com o quê ...?

Nominalizações:
Nesse processo, um verbo (que descreve uma ação contínua) é transformado num substantivo (uma coisa estática).
- Ela tem medo do fracasso.
- Caramba, foi uma emoção!
- Meu filho não me tem respeito.
- A felicidade é o mais importante.
- Precisamos ter independência.
- Eu prezo a liberdade.
- Precisamos ter educação.
Recupere as informações transformando o substantivo no verbo que lhe deu origem e expresse o pensamento como um processo.
- Como gostaria de ser respeitado ...?

Execução Perdida / Julgamento: Aqui existe um julgamento embutido na afirmação. A execução perdida caracteriza-se pelo uso de expressões como: é bom, é mau, é errado, é certo, é verdade, é falso etc...

- É errado ser teimoso.
- É ruim manipular os outros.
- É inútil reclamar da situação.
- Isso não é bom.
- Não se deve beber gelado.
- Andar descalço faz mal.
- Manga com leite é perigoso.
Descubra quem está fazendo o julgamento e em relação a qual padrão:
- Quem disse isso ...?
- Como isso é ruim exatamente?


Operadores Modais de Necessidade: expressões como: “deveria”, “deve”, “não deve”, “tenho que”, “sou obrigado a”. Não há uma regra de conduta que fique explícita. O quê aconteceria se você não fizesse?
- Não devo falar sobre isso.
- Tenho que lavar as mãos antes das refeições.
- Devo sempre colocar os outros em primeiro lugar.
- Tenho de ser o melhor.
- Preciso chegar antes dos outros.
- Tenho que obedecer os preceitos religiosos.
- Tenho de voltar para casa às 10 horas.
Desafie as consequências imaginadas pela pessoa:
- O quê aconteceria se você não ...?

Operadores Modais de Possibilidade: expressões como: “não posso”, “posso”, “é impossível”. Estabelecem limites impostos por uma regra não implícita.
- Não posso dizer isso a ele.
- Eu não consigo fazer isso.
- Sou incapaz de fazer alguém feliz.
- Não tem jeito, assim não vai.
- É impossível completar a tarefa na data marcada.
- Não é possível conviver com aquela pessoa.
Desafie as consequências imaginadas
pela pessoa:
- O quê o impede de ...?
- Suponha que pudesse, como seria?

Quantificador Universal: São expressões que têm significado generalizado, como se as coisas fossem universais e sem exceção. São situações que podem ter ocorrido uma, duas, três vezes, na vida e a pessoa generaliza como se ocorresse sempre...ou nunca.
- Todos eles são limitados na inteligência.
- Todas as pessoas gostam de chocolate.
- Os homens são todos iguais.
- Nunca antes neste país...
- Ninguém consegue ver isso.
- Isso sempre acontece comigo.
- Você sempre chega atrasado.
Repita o quantificador de forma interrogativa e com uma leve entonação de espanto na voz.
- Sempre?!
- Nunca?!
- Todos?!

Equivalência Complexa: Ocorre quando duas afirmações são ligadas como se tivessem o mesmo significado ou como numa relação de causa-e-efeito,por exemplo: “Você não está prestando atenção, pois não olha para mim”. Geralmente as afirmações estão em níveis neurológicos diferentes.
- Você não está sorrindo, logo não está se divertindo.
- Ela não se importa comigo, está sempre atrasada.
- Meu filho não me respeita, ele não me beija.
- Ele é um ótimo profissional, está sempre bem vestido.
- Esta é uma boa empresa, paga ótimos salários.
- Ele vai ser um ótimo prefeito, tem um bom plano para a cidade.
- Meu chefe não gosta de mim, ele não me cumprimenta.
Desafie com a pergunta: De que maneira “isso” significa “aquilo”?

Leitura Mental:
Ocorre quando alguém faz afirmações supondo conhecer o estado interno de outra pessoa. Ela pressupõe saber o que a outra está pensando ou sentido.
- O Leandro está infeliz.
- Aposto que ela não gostou do presente que dei.
- Sei o porquê você está zangado.
- Ela está aborrecida, mas não quer admitir.
- Você nem repara como estou me sentindo.
- Ele não gosta de mim.
- Sei que você faz isso só para me irritar.
- Eu sei que você está pensando que...
Desafie com a pergunta: Como exatamente você sabe que...?

Causa e Efeito:
Ocorre quando se supõe que o comportamento de uma pessoa automaticamente causa o estado emocional ou o comportamento de outra. É uma forma de pressuposição.
- A voz dele me aborrece.
- O jeito dela me deixa louco.
- Estou contente porque ele saiu de casa.
- Esse tempo me chateia.
- Ela me assusta.
- Esta notícia me deixou aborrecido.
- Fiz isso por causa dele.
Desafie com a pergunta:
Como especificamente “isso” causa “aquilo”? 
Houve alguma vez em que “isso” não causou “aquilo”? 

Pressuposições:
Ocorre quando uma suposição descabida e limitadora está implícita na afirmação, mas não abertamente.
- Quando você ficar mais esperto vai entender isso.
- Ele é tão estúpido quanto o irmão.
- Por quê você não consegue fazer nada certo?
- Você vai me contar outra mentira?
- Quando ele estiver namorando vai se vestir melhor.
Desafie com a pergunta:
O quê o leva a acreditar que...? 

OBS: Uma única sentença pode conter múltiplos padrões e
         alguns padrões podem ser classificados sob outro título.
         Por exemplo: Nominalizações são às vezes classificadas
         como deleções e julgamentos como distorções.
  





2 comentários:

  1. Muito bom o artigo, parabéns. No inicio do artigo voce cita a seguinte frase
    Interessante que no livro eles escrevem que era muito útil no hospício.
    Gostaria de saber qual livro para eu adquirir, obrigado e aguardo o retorno

    ResponderExcluir